Há cinco novos modelos de ténis sustentáveis inspirados em cidades portuguesas



A Shoevenir, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, acaba de lançar uma coleção de sneakers sustentável e vegan. Produzida em Portugal, a coleção alia turismo, arte e sustentabilidade e retrata o Porto, Lisboa, Madeira, Açores e Algarve.

Criada por dois amigos de puerícia – Gonçalo Marques e Miguel Lopes – , a Shoevenir utiliza materiais amigos do envolvente, uma vez que cortiça reciclada, pele sintética e uma sola 100% reciclável. Ainda assim, para ressarcir a pegada carbónica da produção, a marca vegetal uma árvore por cada par vendido.

“Queremos continuar a ter memórias incríveis no nosso planeta, por isso colocamos a sustentabilidade no centro de tudo. Isso significa melhores materiais, processos e sneakers mais duradouros e versáteis.”, destaca o cofundador Gonçalo Marques.

Da primeira coleção da Shoevenir fazem segmento seis sneakers: Porto, Lisboa, Madeira, Açores, Algarve e Cloud. Cada padrão, através das suas cores e detalhes, estabelece uma conexão com a região que retrata. Já o Cloud, completamente branco, foi desenhado para todos aqueles que querem produzir a sua própria memória ou simplesmente adotar um look mais clean.

A Shovenir quer que as memórias de um determinado lugar fiquem imortalizadas num sneaker, que façam relembrar locais, pessoas e histórias. Para isso, convidamos alguns dos melhores artistas nacionais no campo do street art, artes plásticas e design, a criarem uma ilustração para cada lugar”, afirma o confundador da startup.  Posteriormente, a ilustração criada pelo artista é aplicada no interno do sneaker e nos produtos complementares.

A teoria surgiu no final de 2019, quando os fundadores – formados em Gestão e Design – quiseram produzir a memorandum ideal de uma viagem. Com a marca registada em Portugal e na União Europeia, e depois terem encontrado a fábrica JOVAN uma vez que parceiro de produção, a equipa começou a desenvolver a teoria. Em 2020, foram selecionados para o programa StartUP Voucher, para o Tourism Explorers, coorganizado pelo Turismo de Portugal, e para a Escola de Startups da UPTEC. 

A partir de 15 de setembro, a marca vai lançar a campanha de crowdfunding na plataforma Indiegogo. Cada padrão terá o preço de 119,00€, mas o dispêndio dos primeiros 100 pares em pré-encomenda será de 75,00€. As pré-reservas já podem debutar a ser feitas no website da marca portuguesa.

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